
A implementação de aulas práticas para o ensino de ciências é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem, pois, a utilização dos laboratórios no desenvolvimento das atividades educativas vem se intensificando, principalmente, por proporcionar a relação entre a teoria e a prática, essenciais para a compreensão do conhecimento em sua integralidade. Diante desse cenário nossa pesquisa intencionou potencializar o uso do laboratório de ciências em uma escola pública, a fim de contribuir com sua otimização, como espaço apropriado para a construção do conhecimento dos alunos da educação básica em Humaitá-AM. Possui como metodologia uma abordagem qualitativa, sendo que as informações foram obtidas a partir das observações da visitação in loco, entrevista com os professores de Ciências. Os resultados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2016). As atividades experimentais proporcionaram uma reflexão crítica para alunos e assim contribuiu com construção de conhecimento científico. Concluímos que se faz necessário um laboratório bem equipado nas escolas. Contudo os professores precisam situar quais os objetivos das suas aulas e uma abordagem que priorize o contexto social em que o aluno está inserido, proporcionando assim uma melhor formação científica. Palavras-chave: Aulas práticas. Laboratório. Ensino de Ciências.
