publication . Article . 2017

Pathological aspects of diminazene aceturate toxicosis in american camelids

Josilene N. Seixas; Débora Ribeiro Orlando; Flademir Wouters; Angélica Terezinha Barth Wouters; Mary Suzan Varaschin; Djeison Lutier Raymundo;
Open Access Portuguese
  • Published: 01 Dec 2017
  • Publisher: Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
Abstract
RESUMO: Aceturato de diminazeno é um fármaco quimioterápico sintético comumente usado na medicina veterinária para o tratamento de doenças causadas por parasitos hematozoários. Entretanto, seu uso pode levar a efeitos colaterais, como alterações neurológicas graves e morte. A criação de camelídeos é uma atividade recente no Brasil, fazendo-se necessário conhecer mais sobre as doenças que acometem essas espécies. De dez camelídeos (seis lhamas e quatro alpacas) da propriedade, seis tiveram sinais clínicos e, destes, apenas uma lhama com manifestações leves recuperou-se. Os sinais clínicos incluíam apatia, andar cambaleante, fraqueza, sialorreia, cabeça baixa e pe...
Persistent Identifiers
Subjects
free text keywords: Neuropatologia, alpaca, lhama, toxicologia, terapia antiprotozoário, diminazene, Neuropathology, llama, toxicology, antiprotozoal therapy, diminazene aceturate, General Veterinary, Neuropathology, alpaca, llama, toxicology, antiprotozoal therapy, diminazene aceturate, Diminazene aceturate, Medicine, business.industry, business, Humanities, Lama glama, biology.domesticated_animal, biology, lcsh:Veterinary medicine, lcsh:SF600-1100
Any information missing or wrong?Report an Issue