publication . Article . 2014

Epidemiological, clinical, and pathological aspects of diminazene aceturate toxicosis in dogs

Mariana M. Flores; Paula R. Pereira; Alexandre Mazzanti; Glaucia D. Kommers; Rafael A. Fighera;
Open Access Portuguese
  • Published: 01 Jul 2014
  • Publisher: Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
Abstract
Os aspectos epidemiológicos, clínicos e anatomopatológicos da intoxicação espontânea por aceturato de diminazeno foram estudados em 10 cães. Em todos os casos, os cães afetados demonstraram sinais de síndrome tálamo-cortical, principalmente alteração do nível de consciência, tetraparesia, rigidez extensora e crise convulsiva. Em alguns casos, os cães acometidos apresentaram sinais de síndrome cerebelar, como tremores musculares generalizados de alta frequência e baixa amplitude, e/ou de síndrome vestibular, como ataxia, inclinação de cabeça e quedas. Esses sinais ocorreram entre 24 e 48 horas após o uso do fármaco injetável por via intramuscular e se mantiveram ...
Persistent Identifiers
Subjects
free text keywords: Doenças de cães, toxicose, toxicologia, terapia antiprotozoário, aceturato de diminazeno, Diseases of dogs, toxicosis, toxicology, antiprotozoal therapy, diminazene aceturate, Medulla oblongata, Medicine, business.industry, business, Ataxia, medicine.symptom, Pathological, Tetraparesis, Midbrain, Pons, Anesthesia, Thalamus, Pathology, medicine.medical_specialty, Encephalomalacia, lcsh:Veterinary medicine, lcsh:SF600-1100
Any information missing or wrong?Report an Issue